Para desburocratizar processos e facilitar a vida de todos que transitam por Morro de São Paulo, foi criada a solução digital VivaCairu e a TUPA – Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago, implantadas no município de Cairu, em novembro de 2021, pela fintech CashPago – startup lançada em 2017 pelos empreendedores Cristiano Dubba, Eduardo Castro e Waldney Oliveira, que nos últimos dois anos direcionou suas atividades para o desenvolvimento de soluções de tecnologia para o turismo brasileiro. Os resultados obtidos deste então foram apresentados no encontro “Viva Cairu: Turismo, Futuro e Desenvolvimento”, que reuniu o trade de turismo em Morro de São Paulo. O evento mostrou o impacto econômico para a região, e como a aplicação aumentou a arrecadação do município e gerou benefício de apoio aos visitantes. Na oportunidade, também foram apresentadas as novidades que a solução trará para o turismo local nos próximos anos.
O evento, realizado em Morro de São Paulo, contou a palestra de abertura de Débora Vieira Barboza, do Ministério do Turismo, Waldney Oliveira, sócio-fundador da CashPago, ao lado do Secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, que juntos mostraram os números positivos que a digitalização trouxe ao município de Cairu. Estiveram presentes na apresentação o secretário de Governo, Igor Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Diego Meirelles, e o secretário de Tributos, Carlos Alberto Madureira.
De acordo com Waldney, o município está envolvido com o desenvolvimento do turismo e eles contam com o apoio e envolvimento da Prefeitura Municipal de Cairu. “A chegada da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), ajudou na revitalização das praias e em mais de 316 mil acessos ao Morro de São Paulo.