Bahia Econômica
Com o objetivo de desburocratizar processos e facilitar a vida de todos que transitam por Morro de São Paulo, foram criadas a solução digital VivaCairu e a TUPA – Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago. As tecnologias, implantadas no município de Cairu em novembro de 2021 pela fintech CashPago, tiveram os resultados apresentados no encontro “Viva Cairu: Turismo, Futuro e Desenvolvimento”.
Lançada em 2017 pelos empreendedores Cristiano Dubba, Eduardo Castro e Waldney Oliveira, a startup CashPago direcionou suas atividades para o desenvolvimento de soluções de tecnologia para o turismo brasileiro nos últimos dois anos.
O “Viva Cairu”, que reuniu o trade de turismo em Morro de São Paulo, mostrou o impacto econômico para a região, e como a aplicação aumentou a arrecadação do município e gerou benefício de apoio aos visitantes. Na oportunidade, também foram apresentadas as novidades que a solução trará para o turismo local nos próximos anos.
O evento, realizado em Morro de São Paulo, contou nomes como Débora Vieira Barboza, do Ministério do Turismo, Waldney Oliveira, sócio-fundador da CashPago, ao lado do Secretário de Turismo de Cairu e Cláudio Brito. Estiveram presentes na apresentação, o secretário de Governo, Igor Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Diego Meirelles, e o secretário de Tributos, Carlos Alberto Madureira.
De acordo com Waldney, a chegada da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), ajudou na revitalização das praias e em mais de 316 mil acessos ao Morro de São Paulo.
Através da VivaCairu, também é possível garantir acesso a passeios na região, de forma certificada e controlada, gerando mais confiança e segurança para toda a cadeia do turismo local.
“O VivaCairu, já figura como um app funcional e também vai atuar na área do entretenimento local onde os ingressos de eventos, shows e apresentações poderão ser adquiridos na plataforma. A partir de agora, o foco do VivaCairu é ir para o segmento de restaurantes e pousadas da região, com implementação em Morro de São Paulo”, afirma Waldney.
O Voucher Digital VivaCairu é o documento oficial que garante que o passeio seja realizado por um agente cadastrado, com alvará emitido pelos órgãos de controle e equipamento vistoriado.