Fintech está digitalizando os processos turísticos internos de Morro de São Paulo e Salvador e já conta com centenas de fornecedores do turismo local.

As praias de Morro de São Paulo são incríveis e vale conhecer cada uma delas durante a sua viagem, pois todas têm um belíssimo visual, mar transparente e temperatura na medida certa para relaxar. Se você é um apreciador das belezas naturais da Bahia, vai ficar ainda mais feliz com a solução apresentada pela CashPago, startup que vem melhorando a oferta de serviços turísticos na região.

Criada em 2017 pelos empreendedores Cristiano Dubba, Eduardo Castro e Waldney Oliveira, nos últimos dois anos a empresa direcionou suas atividades para o propósito de ser o novo player do turismo nacional com a solução de pagamento oficial do turismo brasileiro.

A empresa acaba de completar o projeto de organização e digitalização de passeios turísticos no arquipélago de Tinharé, que compreende a região onde se encontra Morro de São Paulo, Garapuá, Boipeba, Moreré, Bainema, Castelhanos e mais vinte outras ilhas paradisíacas que formam um dos locais mais belos da Bahia. O projeto foi iniciado no município de Caíru com a implementação do sistema de arrecadação da tarifa de preservação do arquipélago, a TUPA. A tarifa, que é um tributo municipal, tem como objetivo aplicar os valores em melhorias estruturais de manutenção e preservação do bioma local e do Patrimônio do Arquipélago.

A solução implementada pela CashPago permitiu ao município observar de forma transparente, a quantidade e as características dos visitantes da região, além de triplicar sua arrecadação no último trimestre com atividades turísticas. Já o turista teve um ganho de tempo e facilidade no pagamento da tarifa, na aquisição de passeios certificados e seguros, no planejamento financeiro de sua estadia na região e ainda no controle de gastos, acessos e ingressos. O que antes utilizava o papel como comprovante, hoje o acesso é todo feito de maneira digital.

 “Identificamos que a CashPago poderia ser um importante parceiro estratégico para a região e um dos principais desafios do turismo local era a inserção de modelos digitais sem afetar a cultura, e a solução oferecida pela CashPago foi fundamental nessa etapa”, diz Waldney Oliveira, diretor executivo da CashPago.

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Na segunda etapa do processo a CashPago inseriu na plataforma mais de cem fornecedores do turismo local que oferecem passeios diversificados (lancha, catamarã ou veículos 4×4) que passaram a utilizar a solução como sistema principal de suas atividades comerciais.

Além de promover acesso a contas digitais, facilidades de controles financeiros e arrecadação de tributos, a população local já observa mudanças importantes no turismo na região, onde a infraestrutura está sendo melhorada sem perder suas características culturais. A integração das atividades locais exercidas pelos nativos, também foi contemplada na solução da CashPago, onde seus usuários acompanham em tempo real seus créditos, pagamento e transferências realizadas por meio do aplicativo da CashPago. “Um dos aspectos mais importantes da nossa solução é a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico da população local”, afirma Eduardo, co-fundador da startup.

Com essas ações, a CashPago passa a atender ao mesmo tempo todas as pontas das atividades do turismo do arquipélago. Para os fornecedores de atividades de passeios, a plataforma vai facilitar o acesso a crédito para manutenção e renovação de equipamentos náuticos e terrestres. A etapa seguinte, já em andamento, está incluindo os serviços complementares ao turismo, como seguro de vida, emergência médica, acessibilidade, e-commerce variados e ainda uma área específica para eventos pontuais e locais para saque de dinheiro em espécie. A proposta é que o turista tenha a possibilidade de chegar no arquipélago com toda sua programação previamente definida e organizada utilizando a aplicação.

“A ideia é digitalizar e interligar toda a cadeia do turismo local ainda em 2022. Sabemos das dificuldades de fazer isso em um local com acesso à internet muito frágil. Mas é isso que garante a fidelidade da nossa solução”, afirma Cristiano Dubba, CEO da CashPago.

NOVAS REGIÕES DE APLICAÇÃO

Com sede em Salvador, a startup já conta com três outros locais paradisíacos para replicar o modelo utilizado em Morro de São Paulo e Salvador. Fernando de Noronha em Pernambuco e Morro Verde em São Paulo já negociam com a empresa. Outra cidade que apontou interesse no modelo foi Brasília, que tem turismo local de negócios, mas desponta na região centro-oeste como fornecedor de passeios náuticos e atividades off road.

A startup planeja fechar o ano de 2022 com mais cinco regiões mapeadas para a utilização da plataforma CashPago nas atividades de turismo e com movimentação de aproximadamente 240 milhões. Em meio a pandemia, o turismo foi uma das atividades mais afetadas e sua recuperação passa, necessariamente, pela inovação e utilização de novos modelos que reagrupa fornecedores, turistas e poder público para que a atividade ganhe fôlego e estrutura para garantir o futuro do turismo nacional.

Para conhecer mais sobre as atividades da startup em Morro de São Paulo e Salvador basta acessar o site www.cashpago.com.br que lá tem informações sobre a empresa, suas atividades e contato para quem deseja entender sobre a aplicação e as soluções inovadoras desenvolvidas para o segmento de techtur.